Como fazer o gelo perfeito para seu drink

Presente em quase todos os coquetéis, o gelo é um dos ingredientes mais importantes e, ao mesmo tempo, mais preteridos na hora de se preparar uma bebida. Se você acha que é óbvia a maneira de fazer gelo, não é bem assim. Existem regras que devem ser seguidas para que ele não transfira sabor ou aroma para o seu drink.

Os tipos e as maneiras de preparo são fatores importantes para distinguirmos um gelo do outro. Em casa, usamos água filtrada ou da torneira, colocamos nas forminhas e levamos ao congelador. Mas… por estarem próximos e dividirem espaço com alimentos, os gelos caseiros tendem a absorver aromas indesejados.

Veja também: Como fazer o gin tônica perfeito

O gelo ensacado (vendido em postos de gasolina) sempre é feito com água filtrada, mas suas condições de armazenamento – principalmente durante o transporte da fábrica ao freezer – nem sempre são adequadas. Ele geralmente derrete e congela novamente, por isso seu formato (no mínimo) fica comprometido. O tipo mais usado em bares e restaurantes é o gelo de máquina. Mesmo produzido com água filtrada e de boa qualidade, também pode ficar opaco e adquirir sabor.


Passo a passo para o gelo ideal

A verdade é que para obter um resultado digno de profissional, você deve trabalhar sempre com água filtrada (de preferência por filtro de barro), de boa qualidade, sem muito cálcio e – muito importante – ter paciência: o processo é demorado!

  • Primeiro, leve a água ao fogo até aquelas bolhinhas bem pequenas no fundo do recipiente começarem a se formar (cerca de 60ºC). Mas não deixe ferver: você não quer incorporar gases.
  • Em seguida, despeje tudo em uma forma e leve à geladeira (na parte de laticínios, a cerca de -3ºC) para que o congelamento seja lento.

Essa ‘receita’, do bartender Spencer Jr. do Frank Bar, demora cerca de 4 dias para ficar pronta. Apesar da demora, garantimos que você terá um gelo cristalino e pronto para embelezar seu drink.

Uma outra versão, que despende menos tempo e trabalho, é dica de Kennedy Nascimento, do Grupo Vegas. O premiado barman recomenda:

  • Congele água filtrada e fervida em um recipiente flexível (como um tupperware). Quando pronto, corte e descarte as partes brancas do gelo, já que uma das principais características de um bom gelo é sua translucidez, e molde como desejar. A falta de transparência em um cubo indica a presença de oxigênio (que deve ser minimizada durante a fervura) e, consequentemente, faz com que seu derretimento seja mais rápido.


Formato também é documento

O formato do gelo também pode trazer diferentes efeitos aos drinks:

Gelo em cubos: é o mais popular e serve para todos os tipos de bebidas. Quanto maior for o cubo de gelo, mais tempo sua superfície vai demorar para derreter e menos aguado será o seu resultado final.

Gelo picado: esses pedaços menores de gelo incorporam mais água e, para fazê-lo, é só esmagar os cubos, por exemplo, com o auxílio de uma toalha limpa e de um martelo. Ou então processá-lo no liquidificador, resultando numa ótima opção para frozen.

Gelo raspado: usado para reforçar o sabor de um coquetel, incorpora-se facilmente aos demais ingredientes.

–  Bloco de gelo: podem ser facilmente moldados pelos bartenders, com o auxílio de um picador, até adquirirem o formato e o impacto desejado para o drink preparado.

Bola de gelo: criadas no Japão, as bolas de gelo ajudam a manter o sabor original das bebidas. Demoram muito mais tempo para derreter do que os tradicionais cubos de gelo, além de serem mais exóticas e conferirem beleza aos coquetéis.

Mais que um detalhe!

Entendeu porque o gelo é considerado a alma de um drink? Ele não tem apenas a função de manter sua temperatura, mas pode, se feito e utilizado da maneira e quantidade erradas, tirar todo sabor e beleza do seu coquetel. Experimente produzir gelo artesanalmente na sua casa e surpreenda-se com os resultados finais das suas bebidas.

E não esqueça de postar seus drinks com a hashtag #ArapuruGin. As melhores fotos também vão aparecer na nossa timeline 😉

Siga @arapurugin no Instagram e curta nossa página no Facebook

Comente via Facebook

Comentários

Marcado com ,