Gin tem poucas calorias e nenhum glúten

Para a maioria das pessoas, o álcool é o grande vilão das dietas e da vida saudável. Sim, no geral ele vem acompanhado de muitas calorias, sobrecarrega o fígado e rins e compromete a queima de gordura no organismo. Algumas bebidas, no entanto, se consumidas com moderação, podem trazer até alguns benefícios. Ou, pelo menos, ter um índice calórico mais baixo. É o caso do vinho tinto e do gin, por exemplo.

“É possível dizer que, para pessoas saudáveis, o consumo de 2 a 4 doses por semana de gin, desde que junto com hábitos saudáveis de vida e de alimentação, não é prejudicial à saúde e pode até trazer ganhos emocionais, uma vez que faz parte das relações sociais”, explica a nutricionista Laís Murta.

Além disso, n
o caso do Gin, seu principal ingrediente é o zimbro, rico em antioxidantes e um diurético natural. Ele melhora a digestão e alivia o inchaço. Aliado a outros ingredientes como pepino, gengibre ou limão, por exemplo, o efeito é ainda maior.

Calorias na balança

No geral, outra preocupação de quem consome álcool e está de dieta são as calorias. O índice calórico das bebidas alcoólicas é, no geral, realmente alto – e mais, elas podem comprometer a queima de gordura quando consumidas em excesso e ingeridas com carboidratos.

Falando em números, uma caipirinha, por exemplo, chega a ter 375 calorias – bem mais do que uma porção de batata frita ou um cheeseburguer!

“Desse ponto de vista, o gin possui algumas vantagens quando comparado com outras bebidas, já que tem apenas 60 kcal por dose (40ml). Além disso, não possui glúten (uma proteína inflamatória), o que é de grande vantagem para intolerantes e celíacos”, acrescenta a nutricionista Laís Murta. “E, para quem quiser manter a forma, apostar na versão com tônica light é a melhor opção.” O drink (com 150 ml) tem apenas 75 calorias. Veja aqui quais são as melhores tônicas para o seu gin.


Veja quantas calorias os drinks com Gin têm:

Gin: 60 cal (40ml)

Gin Tônica Light: 75 cal (150 ml)
Receita: uma dose de gin, uma fatia de limão e água tônica light

Gin Tônica: 110 cal (150 ml)
Receita: uma dose de gin, uma fatia de limão e água tônica
(Confira também nossa receita de Arapuru Tônica, com caju)

Dry Martini: 290 cal (360 ml)
Receita: duas doses e meia de gin, meia dose de vermute seco e um dash de licor amargo de laranja.

Negroni : 260 cal (240 ml)
Receita: uma dose de gin, uma dose de Campari e uma dose de vemute doce.


Calorias de outras bebidas:

Whisky: 240  cal (100 ml)
Vodka: 120  cal (50 ml)
Chopp: 180  cal (300 ml)
Caipirinha com açúcar: 375  cal (150 ml)
Caipirinha com adoçante: 255 cal   (150 ml)
Vinho branco doce: 210 cal  (150 ml)
Vinho branco seco: 130 cal  (150 ml)
Vinho tinto seco: 130 cal (150 ml)


Dicas para não atrapalhar a dieta? No dia em que for beber…

  • Restrinja a ingestão de gordura
  • Evite fontes de álcool ricas em carboidratos, como bebidas feitas com sucos de frutas e cerveja. Gin, rum, whisky, tequila e vodka são bebidas que praticamente não possuem carboidratos.
  • Coma proteínas magras – sem se preocupar tanto com a quantidade

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